17

ago

Como preparar sua empresa para vender mais na Black Friday?

A data mais esperada pelo varejo está chegando. Prepare-se para aumentar as vendas da sua empresa na Black Friday!

Ainda não sabe quando vai ser a Black Friday 2021? Os preparativos já começaram e essa é uma ótima oportunidade para impulsionar as vendas do seu negócio e alcançar mais clientes.

Por ser reconhecida como uma das datas mais importantes para o setor varejista, a Black Friday normalmente acontece na última sexta-feira de novembro, podendo oferecer condições especiais para diversos produtos e serviços durante todo o mês que antecede o período natalino.

Apesar de a pandemia do novo coronavírus ter gerado diversas transformações no comportamento do consumidor, o faturamento da sexta-feira, 27 de novembro de 2020, alcançou a marca de R$3,1 bilhões com as vendas online, representando um aumento de 24,8% em relação ao ano de 2019.

Para ajudar você a aproveitar esse período da melhor forma possível, reunimos tudo o que você precisa saber para ter mais sucesso com as vendas da sua organização na Black Friday. Boa leitura!

O que é Black Friday?

A origem do termo Black Friday não é exata, mas há duas teorias que tentam explicá-la: algumas pessoas dizem que ele surgiu após duas empresas financeiras terem quebrado durante a corrida do ouro, em uma sexta-feira; enquanto outras falam que ele surgiu para se referir ao dia após o feriado do Dia de Ação de Graças, em que o trânsito ficou congestionado.

Por ser uma expressão em inglês, há diversas variações dele na internet, como “Bleck Flayd”; “Bleck Fraide” e “Break Friday”, mas todos esses termos se referem ao período mais famoso de promoções do ano. 

Apesar de gerar algumas confusões em sua pronúncia e escrita, o evento é um dos mais aguardados pelos brasileiros que desejam encontrar produtos e serviços com descontos.

Muito conhecida na internet, a Black Friday Brasil começou em 2010 e é considerada a maior liquidação do ano: várias empresas físicas e virtuais participam da campanha e começam a divulgar as promoções logo no início do mês de novembro. 

Quando é a Black Friday?

A Black Friday está chegando! Neste ano de 2021, o evento vai ocorrer no dia 26 de novembro. Entretanto, é possível divulgar promoções e condições de pagamento especiais durante todo o mês para impulsionar as vendas.

Até lá, para movimentar o varejo, há a semana Brasil em setembro, por ser um mês que ainda não tinha uma data promocional. Então é preciso ficar de olho para aproveitar ao máximo essas oportunidades e, assim, aumentar os lucros da sua empresa. Quer saber como fazer isso? Siga conosco!

Como participar da Black Friday 2021?

Para participar da Black Friday, é fundamental iniciar um planejamento com a sua equipe, definindo estratégias de vendas, para oferecer experiências satisfatórias aos clientes e, ainda, aumentar o faturamento do seu negócio. Assim, vale seguir alguns passos, como:

  • definir quais produtos e serviços vão ter descontos;
  • verificar as condições tecnológicas do seu e-commerce para se manter online;
  • entender quais são os produtos mais desejados pelo público da sua marca;
  • estabelecer os preços ideais para vender e não prejudicar a saúde financeira da empresa;
  • oferecer vantagens realmente atrativas;
  • divulgar as promoções antecipadamente nas redes sociais;
  • verificar a logística de entregas para cumprir os prazos prometidos.

Como fugir da Black Fraude?

Um dos termos que também se referem a esse evento é “Black Fraude”, devido a um histórico negativo de preços enganosos e práticas desonestas em algumas vendas. Para não perder os seus clientes nem prejudicar a imagem da sua marca, é necessário ter alguns cuidados, entre eles:

  • programe-se antecipadamente;
  • fique por dentro das tendências do mercado;
  • analise as ofertas dos concorrentes;
  • conheça as necessidades e preferências dos seus clientes;
  • negocie o valor do frete com fornecedores;
  • não faça propagandas enganosas;
  • invista em segurança cibernética para evitar golpes ou falhas.

Dicas para a Black Friday da sua organização

Agora que você já entende a importância da Black Friday para movimentar as transações comerciais da sua empresa, é hora de conferir as principais dicas que reunimos para ajudar você a vender mais. Confira a seguir!

Analise a concorrência, mas estude o cenário atual da sua empresa

Não adianta se basear apenas nas estratégias da concorrência: é importante entender o seu controle de estoque, a saúde financeira da sua empresa, as necessidades e os desejos do seu público e, principalmente, o que é possível fazer para evitar dívidas, despesas imprevistas ou dores de cabeça.

Prefira qualidade em vez de quantidade

Atrair muitos clientes nem sempre é um sinal positivo, pois eles podem se dispersar depois do período da Black Friday. Assim, é mais válido focar em atrair os clientes ideais, que realmente tem a ver com o seu público, para aumentar as chances de fidelizá-los e aumentar os lucros da sua empresa a longo prazo.

Faça um planejamento estratégico antecipadamente

Quanto antes você e sua equipe derem início às preparações para esse evento, melhores são as oportunidades de obter mais sucesso com as suas vendas. Portanto, é indicado definir quais são os produtos ou serviços a serem ofertados com descontos na Black Friday, além de outros processos na empresa.

Prepare a sua equipe e os seus canais de comunicação e vendas

Geralmente as empresas, que participam da Black Friday, se surpreendem com o aumento de demanda: para não ser pego desprevenido, vale a pena testar a capacidade do seu site, oferecer treinamentos para os colaboradores e ter um plano de contingência (estoque e logística).

A Black Friday é uma ótima oportunidade para impulsionar as vendas do seu empreendimento, aumentando a sua lucratividade e expandindo a sua carteira de clientes, mas é preciso ter alguns cuidados para obter mais sucesso com as suas estratégias.

E aí, a sua empresa já está preparada para esse evento? Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender sobre a importância de definir descontos relevantes para ficar à frente da concorrência na Black Friday.

Confira 5 estudos de marcas globais, que fizeram a diferença em vendas, e como aplicar a estratégia de Neuromarketing em sua empresa para impulsionar os seus resultados.