O follow up é uma etapa fundamental para quem deseja potencializar os resultados junto aos leads. Quem atua com vendas sabe que dificilmente se terá uma conversão com apenas um contato, mostra-se imprescindível que haja investimento na qualificação do lead, o indivíduo com potencial para ser um comprador não necessariamente está pronto para dizer sim ao primeiro contato.
6 Dicas matadoras para usar estratégias de follow up
Como mencionei no início desse artigo é primordial que os leads da sua companhia sejam devidamente preparados para que possam ser então convertidos com assertividade. A seguir listei dicas decisivas para conseguir empregar estratégias de follow up.
1 – O CRM é seu grande aliado
A gestão de relacionamento com o cliente é fundamental para obter o melhor proveito de uma base ampla de contatos. A partir do momento em que o CRM passa a ser utilizado fica mais simples traçar um perfil coerente dos clientes e ter como antecipar as suas principais necessidades.
O conhecimento gerado pelo CRM é essencial para que se desenhem estratégias que vão tornar mais simples a vida dos clientes como o planejamento de datas de acompanhamento e retorno bem como para gerar integração com os compradores. Quanto mais se está alinhado com os desejos e potenciais desejos dos clientes mais chances se criam para fechar negócio.
2 – Demonstre interesse pelo seu cliente
A construção de um relacionamento sólido e pertinente com um cliente depende da demonstração de interesse da marca por ele. Quanto mais a empresa se mostra interessada no potencial consumidor mais chances terá de que ele decida efetivamente fechar negócio.
Para que seu follow up tenha boas chances de dar certo recomendo que logo após o primeiro contato de prospecção seja enviado um e-mail ou uma mensagem via rede social explicando um pouco mais sobre a sua companhia e de que maneira ela pode contribuir para a solução dos problemas do cliente. Mantenha contato frequente com seu consumidor para que ele não esqueça da sua marca e esteja inclinado a escolhê-la numa situação de necessidade.
3 – Rapidez é a chave do sucesso
Na era da internet veloz e das redes sociais ninguém quer esperar para ser notado e devidamente respondido. Essa máxima é a que faz com que a sua estratégia de follow up tenha ou não sucesso, se o cliente tiver alguma dúvida deve ser respondido em no máximo 24 horas, um tempo mais extenso do que isso pode fazer parecer que seu empreendimento é desleixado. Quando um cliente se sente abandonado pela marca tende a ter bastante reduzida a sua vontade de fechar negócio.
4 – Atente para a fase de venda em que o cliente está
É fundamental que os atendentes ao realizar contato com os clientes saibam exatamente em que fase do processo de vendas eles se encontram, pois para cada etapa é crucial adotar uma estratégia diferenciada de acompanhamento. Numa situação em que o cliente já foi contatado pela companhia, mas ainda não decidiu entre ela e uma concorrente é fundamental que seja realizado o follow up com o objetivo de valorizar as qualidades diferenciais da sua marca.
Já um cliente que se encontra na última etapa de venda vai preferir um atendimento em que o foco esteja na negociação do pagamento. Em cada fase há uma questão pertinente e para que o cliente reconheça a sua empresa como séria é necessário que o atendente saiba entender em qual delas ele está para lhe oferecer as melhores oportunidades.
5 – Tenha um planejamento
Para alcançar bons resultados junto aos seus leads é crucial ter uma estratégia relevante para realizar o contato. O melhor momento para desenhar essa estratégia é logo que a prospecção é realizada, ou seja, o primeiro contato com o cliente. Esse é o momento indicado para anotar dados que possam se tornar decisivos no convencimento posterior do consumidor.
Esse é o momento em que se poderá marcar o segundo encontro com o cliente, o momento em que ele decidirá se deseja ou não fechar o negócio. Informe-se a respeito de quanto tempo ele precisa para saber se poderá dar uma resposta positiva, é possível perguntar se em dez ou vinte dias ele estará disponível para uma nova conversa. Tenha uma estratégia para entreter e conquistar o seu cliente demonstrando que há grande interesse da sua organização em fechar a venda, mas sem esquecer do que será satisfatório para ele.
6 – Crie boas razões para contatar o cliente
Ao longo deste artigo destaquei o quanto é importante manter contato com o cliente para que seja construída uma relação entre ele e a marca, no entanto, não se pode estabelecer o contato por qualquer motivo. O contato precisa ser justificável, isto é, ter uma motivação ligada ao produto ou serviço prestado.
Também não incorra no erro de contatar seu cliente somente quando está tentando fechar uma venda, pois os leads precisam se sentir valorizados. Por exemplo, depois que uma venda foi fechada é possível entrar em contato para fazer o acompanhamento da satisfação dos clientes com o produto ou serviço. Já para aqueles clientes que estavam inclinados a fechar negócio, mas acabaram não efetivando a compra a dica é fazer um follow up de novas ofertas que ofereçam potenciais vantagens.
Fonte: Marcus Marques