Muitos gestores estão sempre pensando em formas eficazes de atrair novos clientes, não é mesmo? Apesar de que aumentar seu público é algo muito importante a ser feito, saber como reter seus clientes é de extrema necessidade.
Provavelmente você já deve ter visto o quanto uma empresa pode oferecer diversas opções para que você continue sendo cliente no momento em que deseja cancelar o serviço. Pois é, isso acontece muito, mas o melhor é evitar isso ao máximo, pensando em estratégias antecipadamente para reverter cancelamentos, e manter os lucros sempre em alta.
Acompanhe a leitura desse texto com a gente e descubra como diminuir a taxa de cancelamento – ou de churn – e melhorar o relacionamento com o público da sua empresa com as 5 dicas que separamos para te ajudar. Aproveite!
1.Entenda seu público
Procure ir para além das características gerais do seu público: se aprofunde nas necessidades, dores e nos desejos de seus clientes; faça personas; acompanhe pesquisas de mercado – principalmente as do seu nicho; esteja presente nas redes sociais que seu público mais interage e, mais importante, escute o que ele tem a dizer.
É claro que você deve oferecer conteúdos atrativos para seus clientes, mas também é preciso saber o que eles pensam, ter empatia e pedir suas sugestões. Por isso, é importante estar sempre disponível para ajudá-los no que for preciso: essa é uma ótima forma de melhorar o relacionamento com seu público e, ainda, gerar insights para novas estratégias.
2.Monitore cada processo
Hoje é possível contar com ferramentas e plataformas para facilitar o monitoramento de cada processo. Isso é fundamental para você ter acesso a dados importantes sobre seus clientes, como quais produtos recebem mais visitas, qual é o meio de acesso à internet mais utilizado, qual canal está sendo mais atrativo para seus clientes e quais conteúdos engajam mais, por exemplo.
Monitorar com frequência e fazer uma análise de relatórios com dados e métricas é essencial para ter mais conhecimento sobre os consumidores da sua empresa e, dessa forma, cadastrar informações importantes, que vão ajudar nos próximos passos, e pensar em estratégias mais assertivas.
3.Invista em treinamentos para sua equipe de vendas
Entregar uma ótima experiência para o seu cliente, independente do canal de contato ou compra, é uma das melhores formas de diminuir a taxa de cancelamento.
Para isso, é preciso investir em treinamentos constantes para sua equipe estar sempre atualizada no universo das vendas e à frente no mercado. Além de melhorar o atendimento e a produtividade, isso também vai estimular os colaboradores a oferecer sempre o seu melhor.
4.Pesquise os motivos de cancelamento
Será que os clientes cancelaram devido ao atendimento ou por causa da qualidade do serviço? Pode ter sido também por ter encontrado algo com valor melhor em outra empresa ou que suprisse mais suas necessidades atuais. São muitos os motivos que podem levar ao aumento da taxa de churn na sua empresa, não é?
Então, é fundamental estar atento para o que pode diminuir o seu público. Vale fazer pesquisa de satisfação e analisar o comportamento do consumidor no seu negócio, além de ouvir o que seus clientes tem a dizer. Isso ajuda você a entender melhor o que ocorreu e também a pensar em como direcionar melhor as próximas estratégias.
5.Faça planejamentos com antecedência
Fazer planejamentos é sempre algo extremamente necessário para quem deseja diminuir as falhas e evitar prejuízos financeiros. Vale a pena contar com um sistema de automação para conferir relatórios com dados e métricas, analisar o que pode ser feito e o que deve ser modificado.
Outra dica é fazer planejamento juntamente com sua equipe para ouvir suas sugestões e seus relatos, e também para manter os colaboradores a par dos resultados de cada processo e tornar a comunicação mais transparente e integrada.
E aí, já sabe o que começar a fazer para diminuir o churn na sua empresa contábil? Continue acessando o nosso blog para conferir mais dicas como essas! Acesse também as nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades: Facebook, Linkedin e Instagram.